AS DIMENSÕES DA PESQUISA: A LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

 Olá a todos! Hoje falarei, neste post, sobre as dimensões da pesquisa. Para fazer o melhor uso dos artigos científicos, você precisa saber o que são e como lê-los. Eu mesmo sou um pesquisador e leio e escrevo artigos científicos. Portanto, compreendo a importância de lê-los e desejo ajudar os estudantes a desenvolver uma aptidão científica e de pesquisa. compartilho, portanto, algumas dicas úteis que o ajudarão a ler artigos de pesquisa facilmente e de forma mais eficiente.

O que é um artigo de pesquisa?

Um artigo de pesquisa é um documento citável de qualquer observação, experimento ou hipótese que seja sustentado por lógica e/ou resultados, e geralmente é revisado criticamente antes de ser publicado.

Benefícios da leitura de artigos de pesquisa

Você pode estar se perguntando por que deve ler um artigo de pesquisa e quais são os benefícios. Além de completar suas atribuições e escrever sua tese, os principais benefícios da leitura de artigos de pesquisa incluem:

Melhora seu conhecimento e o mantém atualizado com os avanços mais recentes na ciência.

Aumenta seu vocabulário científico.

Desenvolve uma aptidão científica em você.

Artigos de qualidade passam por uma revisão rigorosa por cientistas e professores competitivos, tornando as informações mais autênticas.

Artigos anteriores podem servir de base para novas pesquisas que você possa fazer.

Você aprende sobre as técnicas e métodos que outros estão seguindo.

Você pode discutir suas descobertas e compará-las com pesquisas anteriores feitas por outros.

Você aprende como escrever um artigo científico de forma adequada, como criar figuras, tabelas e citar referências.

Existem milhares de artigos de pesquisa disponíveis em bancos de dados de revistas online, e para uma pesquisa eficiente, duas coisas são cruciais: o que e onde você procura.

O que você está procurando?

Seja específico ao pesquisar um tópico. Por exemplo, se você deseja pesquisar como as ondas sonoras afetam as plantas, em vez de procurar tudo sobre som ou tudo sobre plantas, estreite a pesquisa e escolha palavras-chave específicas que se aproximem do que você realmente precisa. Você também pode adicionar outros filtros, como ano de publicação, nome da revista ou nome do autor. Isso ajudará a refinar os resultados da sua pesquisa e encontrar artigos mais específicos.

Onde procurar?

Em vez de apenas usar o Google, recomendo que você leia bons artigos revisados por pares e citados em revistas indexadas. Alguns dos motores de busca de pesquisa confiáveis incluem o Google Scholar, PubMed, ScienceDirect, Biomed Central, entre outros.

Quando você encontrar um artigo de pesquisa, poderá identificar seus componentes, que incluem:

Nome da revista em que foi publicado.

Data de publicação.

Título, geralmente uma ou duas linhas que resumem o artigo.

Lista de autores, que são os pesquisadores que contribuíram para o artigo.

Filiação, indicando onde os autores estavam durante a pesquisa.

Resumo, que fornece uma breve visão geral do artigo, incluindo sua motivação e principais resultados.

Introdução, onde você encontrará informações de fundo sobre pesquisas anteriores na área, conhecimento atual ou desafios existentes que levaram à pesquisa atual.

Material e Métodos, que descrevem como os experimentos foram realizados, quais materiais, amostras, produtos químicos e software foram utilizados e que métodos ou técnicas foram seguidos.

Resultados, onde você verá os resultados detalhados dos experimentos realizados, com figuras e tabelas relevantes.

Discussão, onde os resultados do estudo são comparados com trabalhos relacionados anteriores, explicando como e por que esses resultados foram obtidos e o que eles significam.

Conclusão, onde as descobertas da pesquisa são resumidas em poucas frases.

Referências, listando todos os artigos mencionados no artigo e fornecendo detalhes sobre eles.

Agradecimentos, onde as agências de financiamento e pessoas são reconhecidas por sua contribuição.

Autoria e suas contribuições, explicando quem fez o quê no artigo de pesquisa.

Agora que você conhece os componentes de um artigo de pesquisa, como você deve lê-los? 

Não comece lendo um artigo completo de uma só vez, pois isso levará muito tempo e muitos de vocês podem não ter tempo ou paciência para isso.

Dicas para leitura de artigos de pesquisa

Comece verificando o título para obter uma ideia geral do artigo.

Em seguida, leia o resumo, a síntese e a conclusão do artigo. Essas seções fornecerão uma visão geral do artigo, do que foi feito e das principais descobertas. Isso levará apenas cerca de cinco minutos.

Se você encontrar algo interessante no resumo, síntese ou conclusão, comece a ler a introdução. Isso ajudará a entender o contexto e as pesquisas anteriores relevantes.

Enquanto lê a introdução, observe que todas as pesquisas anteriores mencionadas no artigo são citadas. Isso pode ser extremamente útil para encontrar artigos mais relevantes.

Em seguida, você pode ler a seção de resultados e discussão, examinando as figuras e tabelas para entender melhor os resultados.

Finalmente, você pode verificar os materiais e os métodos usados no experimento.

Se você achar difícil entender alguma parte, leia com calma ou faça anotações importantes. Encontre um local tranquilo e um horário adequado para a leitura, e seja paciente. No início, você pode precisar ler um artigo várias vezes, mas, após ler alguns artigos, sua velocidade e eficiência melhorarão. Se você ainda tiver dificuldades para entender uma parte específica, não hesite em procurar a ajuda de colegas mais experientes, professores ou cientistas.

Espero que este texto o ajude a não apenas ler artigos de pesquisa, mas também a usar essas habilidades para pesquisas futuras. Se você deseja aprender como escrever um artigo de pesquisa ou como escolher um tópico de pesquisa, tenho outros textos escritos sobre cada um deles. Você pode verificar os links na descrição abaixo. Se tiver alguma dúvida relacionada à pesquisa, deixe um comentário na seção abaixo. Se achou este texto útil, compartilhe com seus amigos, pois isso também pode ajudá-los.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de textos científicos